terça-feira, 28 de julho de 2009

Imagine um título interessante escrito aqui...

Depois de um looongo e tenebroso inverno cá estou novamente! *___*
oK! Nem tão longo e tenebroso assim... E ainda estamos no inverno. 1 mês! Poderia voltar contando tudo de legal, interessante e divertido que aconteceu nas últimas semanas... mas não vou fazer isso.
Fiquei um tempo evitando as redes sociais por motivos que não vem ao caso e a única abstinência que me incomodou foi o twitter.. Se vc me segue por lá sabe que não fiquei tão longe de tudo e de todos nesse período. Só evitei passar por aqui, porque invariavelmente iria ver as atualizações dos blogs que sigo, iria comentar, visitar os blogs dos que comentaram algo interessante nos blogs que eu comentei também e assim por diante..
Tanta coisa aconteceu nas últimas semanas que se eu listar os principais fatos você vai parar de ler aqui mesmo (quem dá notícia velha é jornal) mas tem algumas coisitas que preciso digitar, mesmo sabendo que vc já leu sobre... Começando pela morte do MJ.
Sim! Ele morreu. Não sabemos se foi assassinado ou foi de "morte morrida", o fato é que agora não tenho dúvidas: ele era humano! Gente como eu e você (ou não..) Por um tempo questionei a humanidade dele, pra mim era mais um daqueles seres que duvido ser terráqueo. Tipo o Spielberg, Hitchcock, Tarantino, Madonna, Jimmy Hendrix, Wood Allen, Alan Turing, Dijkstra, Linus Torvalds, entre outros. Foi engraçado (se é que posso usar essa palavra para um falecimento) ver a comoção mundial. Algum tempo atrás a maioria falava mal, criticava, dizia que o cara fazia e acontecia... foi só bater as botas e fim! Todas as coisas bUnitinhas e legais que fez apareceram, até a filha que ele tanto protegia fez declaração de amor em público o.O
Uma coisa ele ensinou para as celebridades e famosinhos em geral: quer ser aclamado, adorado lindo e absoluto (momento Stefany)?! MORRA! Simples assim... ;] Desculpe se você é/era fã dele antes da morte, o comentário não foi pra você, ignore-o!
Ainda sobre rei, não mais sobre o do pop.. o tupiniquim mesmo.. o que foi aquela overdose de Roberto Carlos no 1º semestre do ano?! Sei... Reconheço que 50 anos não é pra qualquer um e que todo mundo tem uma música preferida dele.. se não tinha passou a gostar de alguma por "osmose". Não sei se viu o show no maraca.. bom, eu vi por livre e espontânea pressão sentada no sofá da sala com mamãe cantando TODAS as músicas. Pensei em começar o post com algo parecido com "Eu voltei, agora pra ficar/ porque aqui/ aqui é meu lugar/ eu voltei, pras coisas que deixei/ eu volteeeeei.." Mas não. Não.
Aproveitaria minha volta e de quebra teria uma homenagem ao rei! rs Mas vi que seria muito forçado "/ Foi bonito ver aquele povo todo cantando, com se fosse um enorme coral, todas as música debaixo da chuva. #SemIronias Só rolou vergonha alheia quando a Wanderléa entrou e o Erasmo saiu.. xD Meio constragedor ver aquele senhor saindo do palco de cabeça baixa...

Falando em vergonha alheia.. vamos ao twitter! \o/
O mimimi mais recente foi sobre as twittadas do Gentili e por mais previsível que pareça, a maioria das opiniões são extremistas. Ou a pessoa concorda com tudo que ele fala, acha graça e pensa que o resto do mundo é hipócrita (?!) por não achar graça ou entender o que ele quis dizer ou então crucifica o humorista e chama de racista por conta de uma piada besta.
Sim. A piada foi besta, ruim. Não por ser sobre macaco, humor negro. É uma piada gasta, óbvia. Vai dizer que não passou pela sua cabeça a comparação do macaco com um negro?! Duvido que não! rs E duvido que o Gentili não twittou já sabendo a repercussão que teria. Não vou explicar o que rolou, se não acompanhou via twitter, joga no google que certamente vai achar inúmeras referências sobre o caso.
Depois de ler o texto dele explicando o ocorrido não consegui ver de outra forma. Parece que o texto já estava prontinho só esperando a hora de ser publicado hehe Foi só digitar uma piada fraquinha e bUm! Vamos todos discutir sobre racismo, preconceito, todo aquele blábláblá de sempre. O mais ridículo disso tudo não foi a piada em si, piadas ruins são ignoradas ou recebem um "ah! Legal.. vlw!" se o cara for gente boa.
O que mais chamou atenção foi o Ministério Público de SP investigar o caso. o.O Sério! Parece que a Procuradoria não tem nada mais relevante para analisar, imagina se isso vira rotina, vai ter muito trabalho pra fiscalizar o povo. Ao menos os gays, loiras, obesos, pobres e mais 54609607421 grupos distintos terão paz! CACILDIS! Adeus piadas!! xD
Confesso que eu curto o Gentili, (meu HdP preferido é o Andreoli, apesar de achar o Cortez garboso ^^ ) as melhores reportagens do CQC são dele! O cara é tem umas sacadas legais, mas isso não significa que eu acho boa qualquer piada feita por ele. Será que alguém acreditou mesmo que não era humor negro?! Ah! Claro, ele não disse a cor do jogador! ¬¬ O problema aqui, (pelo menos pra mim) não foi comparar com um macaco, mas sim a importância que a piada teve. Não vejo problemas nisso, macacos são animais inteligentes, legais e "parecidos" com humanos.
Também não tenho orgulho ou vergonha de algo que eu não escolhi. Papai é negro, mamãe é branca, logo não foi escolha minha. ;] A opção foi deles! Papi poderia casar com uma negra e mamãe com um branco e eu poderia ter na certidão de nascimento a raça branca ou negra e não "parda" (sim.. segundo minha certidão sou parda ¬¬) Ter mais ou menos melanina não faz de alguém uma pessoa melhor.
Porque teria orgulho de ser negra? Ou vergonha? Orgulho eu tenho, por exemplo, de ter terminado a faculdade (mesmo com as dificuldades) e vergonha eu tenho por estar sem emprego .. Rá! O 1º fato não faz tanta diferença depois de ler o 2º não é?! xD
É meio louco ver a galera que tem orgulho da raça, se ofender se alguém chamar de preto ou negro. Minha dinda vive me chamando de neguinha, vou processá-las por isso? Tá.. você pode dizer, "mas ela chama carinhosamente, quero ver se você for chamada assim por um desconhecido, de modo pejorativo" (já fui questionada sobre isso) Quer saber?! Não, eu não ligo. Meu pai sempre disse que recorrer a xingamentos ou cor de pele é falta de argumento, sendo assim não tenho porque me preocupar com um acéfalo do tipo. Se a criatura se acha melhor por ter a pele clara ou escura, o problema é dela, não é meu.
Sei lá, parece que a vontade de ser "politicamente incorreto" é tanta que tem comediante agindo igual a uma criança engraçadinha... você ri da primeira, segunda bobeira e quando não tem mais graça ela apela pra chamar atenção. Nesse caso, Gentili conseguiu chamar atenção. Agora só resta esperar a próxima polêmica.

Mudando de assunto (ainda no twitter) e a campanha contra o Sarney?! Nem meu eu-lírico achou graça nessa bizarrice "/ #forasarney foi um grande sucesso por atingir a meta: chegar ao TT e elevar o nº de seguidores de celebridades! Muita ingenuidade achar que o objetivo daquele #mimimi todo era tirar o idoso do Senado... bobinhos! Não sei se vejo isso como ingenuidade ou ignorância mesmo ¬¬
Depois de um grande reboliço causado por um grupo que acredita que somos muitos na rede (ter um grande nº de perfis cadastrados num rede social não significa muita coisa) ainda continuam tentando tirar Sarney do Senado com a ajuda do twitter (são aqueles brasileiros que não desistem nunca!)
Pergunta inocente: será que o povo que quer o Senador fora fiscaliza ao menos Prefeito do seu município??
Errr... OI?
Município?? Que nada! Todos estão unidos por uma causa maior... Tirar os corruptos do Senado e acabar com os problemas! Afinal corrupção só acontece em Brasília... Me espanta ver pessoas achando que uma campanha virtual vai tirar alguém do poder.
A verdade é que queremos pintar a frente da casa sem ao menos limpar nosso quarto!
Só sai e entra quem eles querem (no lugar do "eles" leia políticos) Não vamos tirar ninguém de lá fazendo campanha em um meio frequentado por uma maioria que não sofre na pele nem a metade dos danos causados por conta de uma má administração. É muito cômodo digitar um #forasarney no teclado do seu PC ou Mac com banda larga num microblog e achar que esta contribuindo com algo. Também não vejo muito sentido em ir para a rua, pintar a cara, fazer barulho, gritar palavras que lembram o lema da nossa linda bandeira, apanhar de policiais e depois "bebemorar" numa mesa de bar achando que fez muita coisa.
Não recrimino quem bebe, até que é legal jogar conversa fora num barzinho qualquer. Só vejo essa história de "revolução" como uma grande palhaçada. #prontofalei Quer mudar alguma coisa? Levanta daí, vai ver o que acontece no seu município, participe de alguma ONG, grupo de Igreja, associação, ajude ao vizinho, organize alguma campanha real. FAÇA algo concreto! Sabe aquela história... "gesto vale mais do que palavras" é exatamente isso! Se continuarmos nesse conformismo, seremos o país do futuro para todo sempre.
Entenda, não digo que devemos parar de criticar nossos governantes. Não! Se elegemos temos obrigação de cobrar, porém acredito que podemos (isso mesmo, nós, eu e você, você e eu...) fazer bem mais do que só reclamar. No inicío do post disse que poderia começar com uma música, bom, como não fiz isso, vou terminar outra.

"Mesmo com o nada feito, com a sala escura
Com um nó no peito, com a cara dura
Não tem mais jeito, a gente não tem cura...
Mesmo com o todavia, com todo dia
Com todo ia, todo não ia
A gente vai levando, a gente vai levando, a gente vai levando
A gente vai levando essa guia!"

(não... eu não suspiro pelo Sr. Buarque.)

Pessimismo, comodidade, sensação de game over?! Que nada!
É só uma música que insiste em "tocar" na minha cabeça sem eu querer...

Até qq dia!
=*


PS.1: Já visitou o MUCO? Vale o click!
PS.2: Em breve, o blog do GEMA estará no ar;
PS.3: A partir do próximo post sigo o cronograma que citei no texto anterior. NOT ;]

4 comentários:

Cynthia Andrade disse...

Que desabafo! =)

Então, sobre o MJ... foi só o cara morrer que ele reapareceu na mídia como um herói mal compreendido.
Sinceramente, vergonha alheia do mundo quando todo mundo começou a falar "coitado, grande homem" sendo que eles já haviam esquecido esse homem (que todos duvidavam de ser homem...).

Sobre o Gentili... acho ele muito inteligente e tal (apesar de preferir o Andreoli hehe), mas eu não vi muito sentido pra tanto alvoroço por uma piada. Sei lá, achei a piada meio imbecil e batida.
E quando eu li o texto sobre racismo no blog dele, pensei na hora "Parece até que ele tinha isso guardado! haha".
E pra mim, acho que deram toda essa enfase a isso porque o cara é público e tá fazendo muito sucesso.

Sobre o #ForaSarney... quando vi pela primeira vez no Twitter achei interessante - "Po, até que eles pensam um pouco" (sobre as celebridades). Mas pouco depois comecei a perceber que isso não ia ajudar em nada se fosse só levado na brincadeira, como foi levado.
E concordo com o que você disse, querem fazer uma revolução sendo que nem limpam seu quarto.

Pronto, gostei muito desse texto.
Reuniu um monte de opiniões que você tem e deu pra perceber que temos muitas em comum. Hehe.

Beijo.

Talita do Vale disse...

Volta toda falante.
Estava acosumada com 140 caracteres.

Confesso que num tava nem aí pro MJ, e qd ele morreu fui meio obrigada a ver coisas sobre ele e até gostei do cara.

o Gentili eu sou suspeita pra falar.
mas o meu futuro marido é assim mesmo.
Eu não acho graça de todas as coisas q ele fala, acho q da maioria das coisas do twitter eu num acho graça ¬¬°, e qd ele fez a piada lá eu nem prestei atenção.

E o texto de racismo q ele fez...
Ele jah tinha algo parecido mesmo.
Do antigo blog dele. ^^

Achei interessante esse negócio. Já tinha pensado nisso.
Esse lance de "politicamente correto" tá na moda.
Aí todo mundo quer ser politicamente incorreto.
Tem gente q nem combina com isso.

A hipocrisia tá aí tbm.

Eu tinha feito um texto sobre hipocrisia, falando desse lance do danilo, iria ficar nas entrelinhas, mas era o lance dele
"analisando hipocrisia"
Era um análise da definição
e ia concluir q todo mundo é hipócrita.

Gostei do texto e aguardo os outros posts.

Bjos
;*

Flor disse...

Concordo com vc Pri, em relação a morte de MJ...É sempre assim, depois q morre o povo só elogia, e diz q só fez coisa boa e tal, aí vem as homenagens...
Já em relação a Roberto Carlos, eu curto as músicas dele, pq minha mãe é super fã...então adorei os programas q ele fez e assisti todos =)

Sobre o Gentili, adoro o CQC, e sigo ele no twitter tb e realmente p mim ele é um dos melhores do CQC...Ah, eu ñ vi a piada q ele fez, mas pelo q vc disse, fazem uma tempestade num copo d'água...E na verdade, era isso q ele keria, chamar a atenção...Tenho certeza q ele está feliz com a repercussão disso...

Bom, é isso!
Fico feliz d vc ter voltado, gosto dos seus textos sempre mto críticos e sem medo d falar o q pensa! =)

Bjos!
=**

Da Silva disse...

De repente o MJ ficou negro e bonzinho, todo mundo virou cidadão engajado e Danilo Gentili virou o pior sujeito do mundo. É, o pessoal é muito extremista.

bjs e é bom tê-la de volta.

PS: As pidas do Gentili sobre o Flamengo me ofendem muito mais. Basta dizer que eu já deixei de ver o Adnet só por causa disso.